TC Eletronic Flashback X4 Delay & Looper - Review



O texto abaixo foi traduzido e editado por mim diretamente do manual do fabricante.
Todos os meus reviews se baseiam majoritariamente no manual do fabricante, mas também contém minha experiência com o produto.
Tenho o Flashback X4 a algum tempo mas pela primeira vez irei me aprofundar nos seus timbres com o auxílio do manual da TC Eletronic.

O Flashback X4 Delay & Looper se baseia no sucesso do popular pedal Flashback da TC Eletronic. Ele fornece 12 tipos de delays com qualidade já conhecida da TC, TAP Tempo e três slots predefinidos. Um clássico instantâneo!
O Flashback X4 é habilitado para TonePrint, é possível carregar até quatro configurações de delay, permitindo a personalização do seu timbre de delay, ou baixar presets criados e usados pelos maiores nomes do ROCK – de Steve Morse e Doug Aldrich a Joe Perry, Steve Stevens e muitos, muitos mais.
Acredito que o Flashback X4 oferece O MELHOR SOM DE DELAY, bem como enorme flexibilidade dentro de um pedal de delay compacto – e estou certo de que você sentirá o mesmo.
  • True Bypass

Quando ele está desligado, realmente tem zero influência no seu timbre, resultando em clareza e perda zero de highend.
Você também ficará encantado em ouvir (literalmente) que este pedal de efeito deixará seu som “seco” e não processado, sem nunca convertê-lo em digital – mantendo seu timbre original, puro, e sem qualquer latência. Este recurso é chamado de dry-through analógico.
Ainda assim é possível mudar o pedal de efeito do modo True Bypass para o modo de bypass. Veremos isto mais a frente.

  • TonePrints TC Eletronic

O que são TonePrints? Quando você olha para o seu pedal de efeito, você só verá alguns botões. Na verdade, para alguns pedais, é apenas um botão. Então, um botão, uma função, certo?
Na verdade, há muito mais do que parece.
Sons de assinatura com ajustes “estelares”!
Quando a TC Electronic constrói um pedal de efeito, a relação entre seus controles e muitos parâmetros "sob o capô" são definidas por desenvolvedores, músicos e especialistas em produtos que vivem e respiram som. Isso nos dá um excelente ponto de partida: um ótimo pedal com controles bem equilibrados.
Mas não seria legal ter guitarristas mundialmente famosos – caras como Paul Gilbert, Guthrie Govan, John Petrucci ou Steve Vai – virtualmente no seu pedal de delay, definindo o que poderia acontecer no seu som?
Ou que tal fazer isso você mesmo?
Isso é exatamente o que o TonePrint permite que você faça.
A TC Electronic está trabalha com os principais guitarristas que exploram o potencial de timbres ocultos de um pedal, redefinindo os controles e criando seus TonePrints pessoais. E assim disponibilizando essas TonePrints personalizadas para você. Carregá-los para o pedal é muito fácil (veremos também mais a frente) – e com o incrível TonePrint Editor, você pode até criar seu próprio timbre de assinatura, ajustado especificamente ao seu gosto.
Você pode alterar o TonePrint no seu pedal quantas vezes quiser, e a melhor parte:
É totalmente grátis.

Transferir TonePrints para o seu pedal usando o aplicativo TonePrint.
O aplicativo TonePrint é um software gratuito para smartphones populares que permite que você faça novos TonePrints para o seu pedal quando e onde você quiser.
Obtendo o aplicativo TonePrint
Se você possui um iPhone, você pode baixar o aplicativo TonePrint na App Store da Apple.
Se você possui um telefone Android, encontrará o aplicativo TonePrint no Google Play.
Uma vez que você tem o aplicativo, não são necessários downloads adicionais ou compras no aplicativo. Você pode acessar todos os TonePrints disponíveis de dentro do aplicativo, e todos os TonePrints são gratuitos.

Transferindo TonePrints para o seu pedal.
– passo a passo –
1.    Inicie o aplicativo TonePrint em seu smartphone.
2.    Encontre o TonePrint que deseja usar. Você pode navegar por TonePrints por Artista ou Produto. Você também encontrará Letras de Tons Em Destaque.
3.    Conecte sua guitarra ou baixo no pedal.
4.    Ligue o pedal no modo TonePrint.
5.    Ative o volume do seu instrumento e defina o seu timbre limpo
6.    Segure o alto-falante do seu smartphone ao lado da picape escolhida e toque em "Viga para pedalar".
Edição de TonePrints com editor de toneprint.
O aplicativo TonePrint permite que você use TonePrints criados por seus guitarristas e baixistas favoritos. Mas isso é só o começo. Usando o Editor TonePrint da TC, você pode criar seus próprios sons de delay.

Desfrute do controle completo sobre todos os parâmetros e comportamento de efeito. O som é totalmente seu. Personalize a função e o alcance do botão para atender às suas necessidades. Faça mudanças nos parâmetros e ouça em tempo real. Trabalha com PC e Mac.
Por último, mas não menos importante...
– TonePrint Editor é absolutamente gratuito!
Se você quiser usar o TonePrint Editor para o seu computador Windows ou OS X, baixe-o de:

Se você quiser usar o TonePrint Editor no seu Apple iPad, baixe-o na App Store da Apple.

Há um manual específico para o TonePrint Editor. Baixe o manual do Editor de TonePrint de:

Entradas, saídas, e controles:

Entradas(inputs), e saídas(outpus):
1.    Modo, e Stereo – Caso queira uma saída mono, use apenas um cabo de entrada modo. Caso queira uma saída stereo, use um cabo em cada Input. Da mesma forma nos Outputs.
Exp. pedal:
1.    Caso queira usar um pedal de expressão(ex. Volume), plugue em Exp. Pedal.

9v – DC/300mA: Para ligar o pedal, conecte uma fonte de alimentação à tomada de entrada de energia.
O soquete de entrada de energia do pedal de efeito TC Eletrônico é um plugue DC padrão de 5,5 / 2,1 mm (centro = negativo).
O pedal de efeito eletrônico TC requer uma fonte de alimentação de 9 V que forneça 300 mA ou mais (fornecido). Você também pode usar outra fonte de alimentação de 9 V ou 12 V, desde que forneça 300 mA ou mais.
Para minimizar o zumbido, utilize uma fonte de alimentação com saídas isoladas.

MIDI IN / MIDI THRU
1.    Estes são conectores MIDI (Musical Instrument Digital Interface).

Controles de efeito
Observe que as atribuições dos botões no pedal são as atribuições padrão. Usando o Editor TonePrint, você pode religar todos os botões para que eles controlem um ou vários parâmetros de sua escolha. Para obter mais informações, consulte o manual do Editor TonePrint.
DELAY TIME– Use o botão DELAY para controlar o tempo de atraso.
Quase todos os tipos de delay têm um intervalo de atraso de 20 ms a 7000 ms (ou seja, sete segundos). Slapback ("SLAP") tem uma faixa de 20 ms a 300 ms.
Eu particularmente não uso esse modo, pois já temos a chave TAP Tempo. É mais prático em situações ao vivo.
FEEDBACK – Use o botão FEEDBACK para definir os números desejados de repetições de delay. Girar o botão FEEDBACK para a direita lhe dará mais repetições.
DELAY LEVEL– Use o botão DELAY LEVEL para controlar o nível das repetições de atraso.
O sinal direto e não processado é sempre passado no nível original (ganho de unidade). Apenas o nível de repetição de atraso é alterado ao girar o botão DELAY LEVEL.
  • Use o seletor  do lado esquerdo do pedal para escolher o tipo de delay que deseja trabalhar.

Os tipos de atraso serão descritos mais a frente.
  • Use este interruptor para escolher os intervalos de nota nos quais as repetições de atraso são baseadas.

– Posição superior: Semínima – Posição média: Colcheia pontuada(dotted eighth) – Posição inferior: Semínima + Colcheia pontuada.
Use este interruptor Looper/Delay para definir a funcionalidade dos chaves A, B e C.
Quando o interruptor está na posição superior ("Looper"), os quatro interruptores A, B, C e Tap (Desfazer/Redo) controlam as funções do Looper.
Quando o interruptor está na posição inferior ("Delay"), os três switches A, B e C podem ser usados para acessar os presets de delay.
Botão de nível de looper: Use o botão Looper Level para definir o volume de reprodução do Looper.
Você ainda pode usar o efeito de delay  juntamente com o modo Looper. Se você fizer isso, use o botão Delay Level e o botão Looper Level para equilibrar os volumes do efeito e do loop de áudio.
Presets de fábrica
São 3 os presets de fábrica. Mas você pode salvar timbres de sua preferência “por cima” dos presets originais.
  • A – Delay ao estilo Eric Johnson – Delay de fita, algo entre 2 ou 3 repetições 
  • B – Delay tipo 2290 delay com modulação. Bom para timbres sem distorção – ou se vc está tocando U2…
  • C – Delay analógico dando ao seu som mais ambiencia.

De maneira geral presets de fábrica não são grande coisa, pois cada músico tem seu estilo de tocar e isso influencia no timbre de maneira geral.

Modo de pré-configuração / Bypass
Quando nenhum dos TRÊS LEDs de footswitch está aceso, o pedal está no modo de bypass, e você só ouvirá o sinal seco e não processado.
Se você tiver definido o interruptor interno Kill-Dry estiver na posição "On" (ver "Kill-dry on/off"), e nenhum dos três LEDs do footswitch estiverem acesos, nenhum sinal estará presente na saída.
Aviso: A chave é acessada internamente, abrindo o pedal. Não faça sem que tenha o devido conhecimento técnico.
Armazenamento de predefinições
Quando você selecionou preset e alterou parâmetros (por exemplo, o tempo de delay), você pode querer armazenar sua versão editada.
Para armazenar as configurações de atraso atuais, pressione e segure o interruptor do slot predefinido atualmente ativo (aceso) por cerca de dois segundos.
O LED do interruptor selecionado piscará para confirmar se a configuração foi armazenada.


Tipos de Delay
Use o Seletor de tipo de delay para escolher qual você deseja trabalhar.
O Flashback X4 oferece uma ampla variedade de delays - desde delays de fita clássicos até o som primitivo de um TC 2290.
  • Tape (Fita): Quem não ama o som suave de uma velha máquina de eco de fita? A configuração "Tape" é um excelente ponto de partida geral com seu som suave.
  • Tube: Esse tipo de delay foi ajustado para soar como um velho eco de fita de tubo - muito parecido com a configuração "Fita", mas com um pouco mais quente.
  • Space: É difícil não gostar do som gostoso da fita do Roland® Space Echo * original. A configuração “Space” instantaneamente fornece sons de eco ricos com um pouco de Space Echo *.
  • Analog: É o mais próximo possível da natureza encantadora de um aglomerado de transistores analógicos.
  • Analog w/ mod: Rico e “maior que a vida”. "Analog w / mod" definitivamente apimentará o seu som. Modulação neste caso nada mais é do que uma pequena variação de afinação no delay. O que dá um efeito muito bonito.
  • Reverse: Grave uma parte de guitarra em fita. Vire a fita. Reproduza-o. Esse é um efeito clássico que ficou famoso por lendas da guitarra, como Jimi Hendrix - e, embora seja meio "antiquado", o efeito inverso ainda parece inspirar as pessoas a experimentar coisas novas.
  • Dynamic: Imagine que alguém aumentou o volume do seu pedal de delay assim que você parar de tocar por um segundo ... e diminuiu novamente quando tornou a tocar.

Por que não deixar o Flashback X4 Delay & Looper ser alguém? É isso que o tipo de atraso "Dinâmico" faz. É especialmente útil para partes solo rápidas, nas quais você não deseja que as repetições de atraso interfiram na sua execução.
  • 2290: Era uma vez ... (ou seja, em 1985), a TC Electronic lançou o 2290 Dynamic Digital Delay. Ele estabeleceu o padrão para delays profissionais nos próximos anos e ainda é muito apreciado pelos entusiastas de delays.

Use a configuração "2290" para o delay mais nítido e limpo possível. Este é o padrão.
  • 2290 w / mod: Pegue o som original do 2290, envie-o através de três(!) Pedais de chorus ... e pronto. Se você curte o som do Edge, não quer perder essa configuração.

Ah, e enquanto você está nisso, tente brincar com o Selector Switch de figuras rítmicas.
  • Slap: Um tipo de delay para todos os estilos de country - mas você também pode usá-lo para muitos outros gêneros.

Use essa configuração para manter sua capacidade de “rockabilitar” e prestar homenagem à rica herança de staccato de músicos como Brian Setzer, Chet Atkins e Scotty Moore, ou como uma alternativa ao reverb.
  • Lofi: Farto de alta fidelidade? Experimente a configuração "Lofi" para obter essa sensação suja.

Do punk ao rock - brinque com os botões, mas não importa o que você faça: não vai parecer bonito.
  • Ping Pong: Como a bola no jogo de mesmo nome, as repetições de atraso saltam da esquerda para a direita (desde que você esteja usando as duas saídas para um sinal estéreo). O efeito é realmente amplo.

É muito divertido brincar de pingue-pongue em estéreo - mas também soa muito bem em mono.
  • Slots TonePrint: Os slots "1", "2", "3" e "4" do Seletor de tipo de delay são "espaços reservados" para o TonePrints. Você pode carregar um TonePrint em cada um desses slots, dando acesso a quatro TonePrints adicionais.

O Flashback X4 Delay & Looper vem equipado com os seguintes TonePrints padrão:
- Delay TonePrint de Steve Morse - Basic Delay TonePrint de Bumblefoot - Basic Delay TonePrint de Doug Aldrich - Synth Delay de James “Munky” Shaffer
Quando você escolhe um tipo de delay, o tipo escolhido "seleciona" as posições atuais dos botões de controle de delay (por exemplo, Tempo de delay). No entanto, se você escolher uma predefinição e girar um dos botões de controle de delay, nada mudará, exceto aquele parâmetro específico.

Utilizando a função Looper
Com a chave seletora (Delay/Looper) posicionada para cima (função Looper), controle o volume do Loop utilizando o botão Looper Level.
Na chave switcher (A) funciona como bancos de gravação.
Aperte a chave (A), grave, e assim que apertar novamente automaticamente o que você tocou será reproduzindo de forma contínua. Aperte novamente e poderá gravar por cima da reprodução. E assim sucessivamente.
A chave (B) funciona como pause e play(contínuo).
A chave (C) faz tocar o que gravou apenas uma vez.
A chave Undo/Redo se for pressionada rapidamente, pausa todas as reproduções. Se pressionar e segurar a chave Undo/Redo todas as gravações serão apagadas.

*Não há como salvar loops no pedal. Assim que você sair do modo Looper ou assim que desligar o pedal da energia, os loops gravados serão automaticamente apagados.

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