TC Eletronic Flashback X4 Delay & Looper - Review
O texto abaixo foi traduzido e editado
por mim diretamente do manual do fabricante.
Todos os meus reviews se baseiam majoritariamente
no manual do fabricante, mas também contém minha experiência com o produto.
Tenho o Flashback X4 a algum tempo mas
pela primeira vez irei me aprofundar nos seus timbres com o auxílio do manual
da TC Eletronic.
O Flashback X4
Delay & Looper se baseia no sucesso do popular pedal Flashback da TC
Eletronic. Ele fornece 12 tipos de delays com qualidade já conhecida da TC, TAP
Tempo e três slots predefinidos. Um clássico instantâneo!
O Flashback X4 é
habilitado para TonePrint, é possível carregar até quatro configurações de delay,
permitindo a personalização do seu timbre de delay, ou baixar presets criados e
usados pelos maiores nomes do ROCK – de Steve Morse e Doug Aldrich a Joe Perry,
Steve Stevens e muitos, muitos mais.
Acredito que o Flashback
X4 oferece O MELHOR SOM DE DELAY, bem como enorme flexibilidade dentro de um
pedal de delay compacto – e estou certo de que você sentirá o mesmo.
- True Bypass
Quando ele está
desligado, realmente tem zero influência no seu timbre, resultando em clareza e
perda zero de highend.
Você também
ficará encantado em ouvir (literalmente) que este pedal de efeito deixará seu
som “seco” e não processado, sem nunca convertê-lo em digital – mantendo seu
timbre original, puro, e sem qualquer latência. Este recurso é chamado de
dry-through analógico.
Ainda assim é
possível mudar o pedal de efeito do modo True Bypass para o modo de bypass. Veremos
isto mais a frente.
- TonePrints TC Eletronic
O que são
TonePrints? Quando você olha para o seu pedal de efeito, você só verá alguns
botões. Na verdade, para alguns pedais, é apenas um botão. Então, um botão, uma
função, certo?
Na verdade, há
muito mais do que parece.
Sons de assinatura
com ajustes “estelares”!
Quando a TC
Electronic constrói um pedal de efeito, a relação entre seus controles e muitos
parâmetros "sob o capô" são definidas por desenvolvedores, músicos e
especialistas em produtos que vivem e respiram som. Isso nos dá um excelente
ponto de partida: um ótimo pedal com controles bem equilibrados.
Mas não seria
legal ter guitarristas mundialmente famosos – caras como Paul Gilbert, Guthrie
Govan, John Petrucci ou Steve Vai – virtualmente no seu pedal de delay, definindo
o que poderia acontecer no seu som?
Ou que tal
fazer isso você mesmo?
Isso é
exatamente o que o TonePrint permite que você faça.
A TC Electronic
está trabalha com os principais guitarristas que exploram o potencial de
timbres ocultos de um pedal, redefinindo os controles e criando seus TonePrints
pessoais. E assim disponibilizando essas TonePrints personalizadas para você.
Carregá-los para o pedal é muito fácil (veremos também mais a frente) – e com o
incrível TonePrint Editor, você pode até criar seu próprio timbre de
assinatura, ajustado especificamente ao seu gosto.
Você pode
alterar o TonePrint no seu pedal quantas vezes quiser, e a melhor parte:
É totalmente
grátis.
Transferir TonePrints para o seu pedal
usando o aplicativo TonePrint.
O aplicativo
TonePrint é um software gratuito para smartphones populares que permite que
você faça novos TonePrints para o seu pedal quando e onde você quiser.
Obtendo o aplicativo TonePrint
Se você possui
um iPhone, você pode baixar o aplicativo TonePrint na App Store da Apple.
Se você possui
um telefone Android, encontrará o aplicativo TonePrint no Google Play.
Uma vez que
você tem o aplicativo, não são necessários downloads adicionais ou compras no
aplicativo. Você pode acessar todos os TonePrints disponíveis de dentro do
aplicativo, e todos os TonePrints são gratuitos.
Transferindo TonePrints para o seu pedal.
– passo a passo
–
1.
Inicie
o aplicativo TonePrint em seu smartphone.
2.
Encontre
o TonePrint que deseja usar. Você pode navegar por TonePrints por Artista ou
Produto. Você também encontrará Letras de Tons Em Destaque.
3.
Conecte
sua guitarra ou baixo no pedal.
4.
Ligue
o pedal no modo TonePrint.
5.
Ative
o volume do seu instrumento e defina o seu timbre limpo
6.
Segure
o alto-falante do seu smartphone ao lado da picape escolhida e toque em
"Viga para pedalar".
Edição de TonePrints com editor de
toneprint.
O aplicativo
TonePrint permite que você use TonePrints criados por seus guitarristas e
baixistas favoritos. Mas isso é só o começo. Usando o Editor TonePrint da TC,
você pode criar seus próprios sons de delay.
Desfrute do
controle completo sobre todos os parâmetros e comportamento de efeito. O som é
totalmente seu. Personalize a função e o alcance do botão para atender às suas
necessidades. Faça mudanças nos parâmetros e ouça em tempo real. Trabalha com
PC e Mac.
Por último, mas
não menos importante...
– TonePrint
Editor é absolutamente gratuito!
Se você quiser
usar o TonePrint Editor para o seu computador Windows ou OS X, baixe-o de:
Se você quiser
usar o TonePrint Editor no seu Apple iPad, baixe-o na App Store da Apple.
Há um manual
específico para o TonePrint Editor. Baixe o manual do Editor de TonePrint de:
Entradas, saídas, e controles:
Entradas(inputs), e saídas(outpus):
1.
Modo,
e Stereo – Caso queira uma saída mono, use apenas um cabo de entrada modo. Caso
queira uma saída stereo, use um cabo em cada Input. Da mesma forma nos Outputs.
Exp. pedal:
1.
Caso
queira usar um pedal de expressão(ex. Volume), plugue em Exp. Pedal.
9v – DC/300mA: Para ligar o pedal, conecte uma fonte
de alimentação à tomada de entrada de energia.
O soquete de
entrada de energia do pedal de efeito TC Eletrônico é um plugue DC padrão de
5,5 / 2,1 mm (centro = negativo).
O pedal de
efeito eletrônico TC requer uma fonte de alimentação de 9 V que forneça 300 mA
ou mais (fornecido). Você também pode usar outra fonte de alimentação de 9 V ou
12 V, desde que forneça 300 mA ou mais.
Para minimizar
o zumbido, utilize uma fonte de alimentação com saídas isoladas.
MIDI IN / MIDI THRU
1.
Estes
são conectores MIDI (Musical Instrument Digital Interface).
Controles de efeito
Observe que as
atribuições dos botões no pedal são as atribuições padrão. Usando o Editor
TonePrint, você pode religar todos os botões para que eles controlem um ou
vários parâmetros de sua escolha. Para obter mais informações, consulte o manual
do Editor TonePrint.
DELAY TIME– Use
o botão DELAY para controlar o tempo de atraso.
Quase todos os
tipos de delay têm um intervalo de atraso de 20 ms a 7000 ms (ou seja, sete
segundos). Slapback ("SLAP") tem uma faixa de 20 ms a 300 ms.
Eu particularmente não uso esse modo,
pois já temos a chave TAP Tempo. É mais prático em situações ao vivo.
FEEDBACK – Use
o botão FEEDBACK para definir os números desejados de repetições de delay.
Girar o botão FEEDBACK para a direita lhe dará mais repetições.
DELAY LEVEL– Use
o botão DELAY LEVEL para controlar o nível das repetições de atraso.
O sinal direto
e não processado é sempre passado no nível original (ganho de unidade). Apenas
o nível de repetição de atraso é alterado ao girar o botão DELAY LEVEL.
- Use o seletor do lado esquerdo do pedal para escolher o tipo de delay que deseja trabalhar.
Os tipos de atraso serão descritos mais
a frente.
- Use este interruptor para escolher os intervalos de nota nos quais as repetições de atraso são baseadas.
– Posição
superior: Semínima – Posição média: Colcheia pontuada(dotted eighth) – Posição
inferior: Semínima + Colcheia pontuada.
Use este
interruptor Looper/Delay para definir a funcionalidade dos chaves A, B e C.
Quando o
interruptor está na posição superior ("Looper"), os quatro
interruptores A, B, C e Tap (Desfazer/Redo) controlam as funções do Looper.
Quando o
interruptor está na posição inferior ("Delay"), os três switches A, B
e C podem ser usados para acessar os presets de delay.
Botão de nível de looper: Use o botão Looper Level para definir
o volume de reprodução do Looper.
Você ainda pode
usar o efeito de delay juntamente com o
modo Looper. Se você fizer isso, use o botão Delay Level e o botão Looper Level
para equilibrar os volumes do efeito e do loop de áudio.
Presets de fábrica
São 3 os
presets de fábrica. Mas você pode salvar timbres de sua preferência “por cima”
dos presets originais.
- A – Delay ao estilo Eric Johnson – Delay de fita, algo entre 2 ou 3 repetições
- B – Delay tipo 2290 delay com modulação. Bom para timbres sem distorção – ou se vc está tocando U2…
- C – Delay analógico dando ao seu som mais ambiencia.
De maneira
geral presets de fábrica não são grande coisa, pois cada músico tem seu estilo
de tocar e isso influencia no timbre de maneira geral.
Modo de pré-configuração / Bypass
Quando nenhum
dos TRÊS LEDs de footswitch está aceso, o pedal está no modo de bypass, e você
só ouvirá o sinal seco e não processado.
Se você tiver
definido o interruptor interno Kill-Dry estiver na posição "On" (ver
"Kill-dry on/off"), e nenhum dos três LEDs do footswitch estiverem
acesos, nenhum sinal estará presente na saída.
Aviso: A chave
é acessada internamente, abrindo o pedal. Não faça sem que tenha o devido
conhecimento técnico.
Armazenamento de predefinições
Quando você
selecionou preset e alterou parâmetros (por exemplo, o tempo de delay), você
pode querer armazenar sua versão editada.
Para armazenar
as configurações de atraso atuais, pressione e segure o interruptor do slot
predefinido atualmente ativo (aceso) por cerca de dois segundos.
O LED do
interruptor selecionado piscará para confirmar se a configuração foi
armazenada.
Tipos de Delay
Use o Seletor
de tipo de delay para escolher qual você deseja trabalhar.
O Flashback X4
oferece uma ampla variedade de delays - desde delays de fita clássicos até o som
primitivo de um TC 2290.
- Tape (Fita): Quem não ama o som suave de uma velha
máquina de eco de fita? A configuração "Tape" é um excelente ponto de
partida geral com seu som suave.
- Tube: Esse tipo de delay foi ajustado para soar como um velho
eco de fita de tubo - muito parecido com a configuração "Fita", mas
com um pouco mais quente.
- Space: É difícil não gostar do som gostoso da fita do Roland® Space
Echo * original. A configuração “Space” instantaneamente fornece sons de eco
ricos com um pouco de Space Echo *.
- Analog: É o mais próximo possível da natureza
encantadora de um aglomerado de transistores analógicos.
- Analog w/ mod: Rico e “maior que a vida”. "Analog
w / mod" definitivamente apimentará o seu som. Modulação neste caso nada
mais é do que uma pequena variação de afinação no delay. O que dá um efeito
muito bonito.
- Reverse: Grave uma parte de guitarra em fita.
Vire a fita. Reproduza-o. Esse é um efeito clássico que ficou famoso por lendas
da guitarra, como Jimi Hendrix - e, embora seja meio "antiquado", o
efeito inverso ainda parece inspirar as pessoas a experimentar coisas novas.
- Dynamic: Imagine que alguém aumentou o volume do seu pedal de delay assim que você parar de tocar por um segundo ... e diminuiu novamente quando tornou a tocar.
Por que não
deixar o Flashback X4 Delay & Looper ser alguém? É isso que o tipo de
atraso "Dinâmico" faz. É especialmente útil para partes solo rápidas,
nas quais você não deseja que as repetições de atraso interfiram na sua
execução.
- 2290: Era uma vez ... (ou seja, em 1985), a TC Electronic lançou o 2290 Dynamic Digital Delay. Ele estabeleceu o padrão para delays profissionais nos próximos anos e ainda é muito apreciado pelos entusiastas de delays.
Use a
configuração "2290" para o delay mais nítido e limpo possível. Este é
o padrão.
- 2290 w / mod: Pegue o som original do 2290, envie-o
através de três(!) Pedais de chorus ... e pronto. Se você curte o som do Edge,
não quer perder essa configuração.
Ah, e enquanto
você está nisso, tente brincar com o Selector Switch de figuras rítmicas.
- Slap: Um tipo de delay para todos os estilos de country - mas
você também pode usá-lo para muitos outros gêneros.
Use essa
configuração para manter sua capacidade de “rockabilitar” e prestar homenagem à
rica herança de staccato de músicos como Brian Setzer, Chet Atkins e Scotty
Moore, ou como uma alternativa ao reverb.
- Lofi: Farto de alta fidelidade? Experimente a configuração
"Lofi" para obter essa sensação suja.
Do punk ao rock
- brinque com os botões, mas não importa o que você faça: não vai parecer
bonito.
- Ping Pong: Como a bola no jogo de mesmo nome, as
repetições de atraso saltam da esquerda para a direita (desde que você esteja
usando as duas saídas para um sinal estéreo). O efeito é realmente amplo.
É muito
divertido brincar de pingue-pongue em estéreo - mas também soa muito bem em
mono.
- Slots TonePrint: Os slots "1", "2",
"3" e "4" do Seletor de tipo de delay são "espaços
reservados" para o TonePrints. Você pode carregar um TonePrint em cada um
desses slots, dando acesso a quatro TonePrints adicionais.
O Flashback X4
Delay & Looper vem equipado com os seguintes TonePrints padrão:
- Delay
TonePrint de Steve Morse - Basic
Delay TonePrint de Bumblefoot -
Basic Delay TonePrint de Doug Aldrich
- Synth Delay de James “Munky” Shaffer
Quando você
escolhe um tipo de delay, o tipo escolhido "seleciona" as posições
atuais dos botões de controle de delay (por exemplo, Tempo de delay). No
entanto, se você escolher uma predefinição e girar um dos botões de controle de
delay, nada mudará, exceto aquele
parâmetro específico.
Utilizando a função Looper
Com a chave seletora (Delay/Looper)
posicionada para cima (função Looper), controle o volume do Loop utilizando o
botão Looper Level.
Na chave switcher (A) funciona como bancos de gravação.
Aperte a chave (A), grave, e
assim que apertar novamente automaticamente o que você tocou será reproduzindo
de forma contínua. Aperte novamente e poderá gravar por cima da reprodução. E assim sucessivamente.
A chave (B) funciona como pause e play(contínuo).
A chave (C) faz tocar o que gravou apenas uma vez.
A chave Undo/Redo se for pressionada
rapidamente, pausa todas as reproduções. Se pressionar e segurar a chave
Undo/Redo todas as gravações serão apagadas.
*Não há como salvar loops no
pedal. Assim que você sair do modo Looper ou assim que desligar o pedal da
energia, os loops gravados serão automaticamente apagados.
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